Bem - Vindos
A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
- Pagina inicial »
- Noticias. »
- 220 estudantes são aprovados para bolsistas da Aprendizagem Cooperativa em Fortaleza
A ansiedade tomou conta dos candidatos. Foram várias noites insones até o resultado sair. Alguns disseram atualizar a página da Prograd na Internet incessantemente, esperando encontrar a lista de aprovados. Não, não é a chamada do SISU. Foi o resultado da seleção de bolsistas da Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC/UFC), para o ano letivo de 2012, disponibilizado online na quarta-feira (29).
Mais de 300 alunos participaram da semana de seleção para a bolsa de monitoria em Aprendizagem Cooperativa entre os dias 13 a 17 de fevereiro. Nela, os novatos foram apresentados à história da metodologia no Ceará, através do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e ao próprio Programa de Formação de Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, desenvolvido pela COFAC. Foram realizadas oficinas temáticas sobre histórias de vida, trabalho em equipe e consenso, ministradas por estudantes veteranos do projeto.
A integração entre os estudantes durante o processo seletivo foi tão intensa que não foi necessário esperar pelo início do ano letivo para que os estudantes começassem a promover momentos de interação e se encontrarem novamente. Alguns se reuniram para jogar Uno e bater papo, como o grupo da sala 17. Outros organizaram uma atividade de interação no boliche de um shopping da cidade envolvendo veteranos e novatos no projeto. Mayara Rodrigues, estudante de Letras e participante do programa desde 2010, afirma que faz questão de participar das interações. “[A interação] fez com que os laços que criei com várias pessoas no programa se estreitassem. Não vejo como uma obrigação para carga horária, mas um momento de relaxar e rever amigos. São de suma importância esses momentos de desopilação, eles fazem da Aprendizagem Cooperativa ser o que ela é”.
220 alunos foram aprovados como bolsistas. O curso de Letras Português foi o que teve maior número de selecionados, com seis estudantes, seguido pelos cursos de Administração, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia Metalúrgica e Geologia, cada um com cinco admitidos. Rayara Rodrigues, estudante do 1º semestre de Publicidade e Propaganda, tem grandes expectativas sobre seu futuro trabalho como bolsista. “Espero fazer amizades sólidas dentro da célula e criar entre os membros um espírito de cooperação e um maior interesse pela vida na Universidade”, afirma. Suyanne Costa, do curso de Agronomia, também está otimista para 2012. “Acredito que será um ano pleno de realizações, vitórias e muitas alegrias”.
Mesmo não tendo sido aprovado, o estudante interessado ainda pode participar do programa atuando como voluntário. “Tornar-se voluntária na Aprendizagem Cooperativa para mim é não jogar fora tudo aquilo de conhecimento sobre o projeto que me fascinaram tanto, que exigiram de mim tanto esforço”, conta Manuelle Araújo Silva, estudante de História. “Decidi acreditar que mesmo como voluntária essa será uma experiência ímpar na minha formação, mais do que outras bolsas que eu poderia concorrer”.
Os candidatos aprovados a bolsistas da Aprendizagem Cooperativa para o ano de 2012 assinarão o Termo de Compromisso com a coordenação do programa no dia 10 de março, a partir das 8 horas da manhã, durante a primeira Reunião Geral do ano, a ser realizada no auditório do Departamento de Zootecnia (Campus do Pici – UFC).