Bem - Vindos

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.

A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
Postado por : Unknown terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Por Everlene Pessoa, bolsista

Quarta-feira, cinco de fevereiro, data marcada no calendário dos futuros bolsistas como último dia da Seleção de Aprendizagem Cooperativa. Antes do início da semana, talvez se pensasse nessa data com alívio por ser o término de uma seleção de bolsa, mas depois de quatro dias de dinâmicas, oficinas, interação, novas amizades e conhecimento de uma nova metodologia e um novo universo dentro da faculdade, esta data ficou marcada com saudades.
Após o nervosismo inicial dos futuros bolsistas ao serem entrevistados por seus facilitadores, chega o momento de ensaiar as apresentações e se dirigir ao auditório para o encerramento.
O momento do auditório pela manhã começou ridículo, porque “Todas as cartas de amor são ridículas, não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”. Assim, o bolsista Diogo FN declamou para Vivi Almeida a poesia de Álvaro de Campos e logo após, ela cantou para ele uma música da Clarice Falcão, deixando todos tocados com o romantismo.
Depois disso tivemos um show de criatividade tanto pela manhã quanto pela tarde, com as apresentações do jogral. Quando você escuta um mesmo texto 24 vezes e consegue se surpreender a cada apresentação, é porque algo está sendo feito certo. Seja caracterizados, vestidos da mesma cor, com cartazes, saindo da plateia, se colocando no palco, começando atrás das mesas, etc., todas as equipes dos dois turnos mostraram que juntos são mais fortes.
O dia realmente seria cheio porque ainda guardava surpresas, como a bolsista Tábita Franco declamando uma poesia de sua autoria, a bolsista Glaudebia Batista e um dos servidores do programa Juan Bustamante cantando a música do Djavan “Nem Um Dia”, a apresentação da marrom Alcione e da Maria Bethânia, interpretadas pelo Juan, os depoimentos de um candidato de cada turma descrevendo o que sentiram ao longo dessa seleção que mais pareceu uma colônia de férias, a apresentação de um vídeo de uma diferente entrevista da Heineken e, para encerrar, as palavras da coordenadora do programa Tereza Lima e do Pró-reitor de Graduação Prof. Custódio Luís Silva de Almeida.
O que pudemos ouvir de alguns participantes dessa seleção é o que nos inspira a Aprendizagem Cooperativa:
“Foi muito bom poder conhecer um pouco de vocês, essa experiência que vivenciei foi muito importante e me fez sair com outra visão não só de aprendizagem, mas de mundo.” - Dávila Lopes.
“Adorei esse ambiente democrático e harmônico que foi criado, as dinâmicas desenvolvidas, a gente esquecia que aquilo era uma seleção de bolsa, e podíamos curtir o momento com muita alegria e plenitude”. - Lucas Soares.
 “A semana em geral me fez sentir o clima novo da universidade, o último dia foi o melhor, pois todos nos unimos para a apresentação, onde tivemos maior afinidade e demonstramos alegria por estar ali juntos, não como competidores, mas como amigos.” - Narjara Rodrigues.
“Eu nunca havia participado de uma seleção tão agradável quanto essa. Geralmente nós ficamos nervosos quando estamos concorrendo a alguma vaga, mas aqui foi diferente. Foi incrível toda a semana de seleção, desde as palestras até o jogral. Vou levar tudo que aprendi comigo e utilizar nas diversas áreas da vida e serei eternamente grato pela oportunidade de ter feito parte dessa grande família.” - Eduardo Aquino.

Nesse clima de relembrar com carinho as emoções trazidas por essa jornada cooperativa, aguardamos o resultado do processo, que sai no dia 19 de fevereiro e embora não pareça, é a seleção de uma bolsa, e lembramos também que todos são convidados a participar do Programa, ainda que não como remunerados, pois o espírito de cooperação não terminou no dia 5, esperamos vê-lo todos os dias em cada pessoa que participou dessa semana e também naqueles que estão ao nosso redor.

Calendário PACCE

Calendário PACCE
Clique na imagem para acessar nossa agenda!
Pró-Reitoria de Graduação da UFC
Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC)
Coordenadora: Prof.ª Dra. Tereza Cristina Batista De Lima
Contatos: pacce@prograd.ufc.br
+55 (85) 3366-9444

Posts Populares

Coodenadoria de Formação e Aprendizgem Cooperativa. Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

- Copyright © PACCE UFC -PACCE- Powered by Blogger - Designed by Lincoln00 -