Bem - Vindos

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.

A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
Postado por : Unknown domingo, 30 de agosto de 2015

Queridos, queridas bolsistas.
Como é de conhecimento geral, a greve nos fez adaptar as ações e o cumprimento das horas destinadas ao Programa.
Queremos desde já agradecer o envolvimento de cada um desde a Reunião Geral em que pudemos perceber o envolvimento da grande maioria de vocês em pensar alternativas, propor e discutir ideias, encaminhar soluções.
Após a Reunião Geral, a comissão que se propôs a dar continuidade, reuniu-se na quarta e pudemos definir as ideias que seriam mais exequíveis e viáveis. Na quinta pela manhã, amadurecemos mais alguns aspectos e conseguimos organizar uma proposta mais concreta. Levamos para a Prof. Tereza e para o Prof. Cláudio para ouvir deles as sugestões e autorização para dar prosseguimento. Na sexta, novamente a comissão reuniu para dar continuidade definindo aspectos do treinamento e as atividades nas visitas. Estamos com o projeto pronto para a próxima etapa.
Como todo projeto em Aprendizagem Cooperativa, sempre pode passar por ajustes visando melhorar suas atividades e resultados, lembrando que o projeto “enquanto em greve” é até que a greve termine. Depois volta tudo ao normal.
É tempo de continuar colocando em prática nosso protagonismo e nossas habilidades para gerenciar os desencontros. Não hesite em nos perguntar sobre suas dúvidas.
Vamos às atividades:
1.       Decidiu-se por cumprir 2 semanas em 1. Serão cumpridas 24 horas numa semana e folga na seguinte.
2.       Capacitação e encontro dos trios não serão cancelados. As capacitações terão seus conteúdos dobrados e suas horas ampliadas. Para os articuladores serão contabilizadas 6h de capacitação, mas seu funcionamento será de 4h tendo em vista algumas atividades extras. As capacitações ficarão em seus horários e locais normais e cada turma pode fazer suas adaptações diretamente com os/as facilitadores:
a.       Manhã – 8h – 12h
b.      Tarde – 14h – 18h
c.       Noite – 16 – 20h
3.       As interações, as rodas vivas/apreciação de memoriais e encontros de apoio à célula serão canceladas nesse período.
4.       As atividades serão cumpridas de forma diferenciada no que diz respeito ao treinamento e à execução.
a.       Primeira semana (31/08 a 06/07) treinamento
b.      Segunda semana – folga geral
c.       Terceira semana – (14/09 a 20/09) execução de visitas e minicursos
d.      Quarta semana – folga geral
e.      Quinta semana – execução de visitas e minicursos
f.        ... até que termine a greve.
5.       Na primeira semana, todos os bolsistas (articuladores, projetos e comissões) devem se inscrever no treinamento. Exceção da comunicação que terá a atividade de agendar as visitas e cobrir os eventos

6.       Serão disponibilizados três diferentes turnos de treinamento e você pode escolher ir em qualquer um deles desde que siga a sequência. Falando numa linguagem acadêmica, não pode haver quebra de requisito. Sequência: I, II e III. Veja a tabela a seguir. Exemplificando. Você pode escolher fazer o primeiro treinamento na Segunda Tarde, o segundo treinamento na Quarta Manhã e o terceiro treinamento na Sexta Tarde, mas não pode fazer o segundo, depois o primeiro e depois o terceiro. Todos os primeiros serão iguais assim como todos os segundos e serão em sequência. Esperamos que tenha ficado claro.

seg
ter
qua
qui
sex
Manhã
AJUSTES
FINAIS
TREINAMENTOS
I
II
III
II
Tarde
I
II
III
I
III

v                        a.       Para você se inscrever nos treinamentos, click no primeiro link para ver as vagas (vagas) e depois no segundo para fazer a inscrição (inscrição). Você vai se inscrever dizendo que dias serão seus treinamentos I, II e III. É preciso inscrever-se em um de cada treinamento.
b.      Muita atenção para a disponibilidade de vagas. Vamos disponibilizar até 90 vagas por período. Os que se inscrever após a inscrição do 90º não será considerada.
c.       Sabemos que alguns de vocês ainda estão tendo aulas e por isso, a diversidade de horários para você encontrar o seu. Em caso de conflito de horário, você deve levar seus horários (matrícula) para justificar e tentarmos encontrar um horário.
2.       Teremos quatro atividades diferentes conforme proposto na Reunião Geral e durante o treinamento formaremos equipes de 18 a 25 estudantes para cada uma delas. Elas serão lideradas preferencialmente por veteranos (facilitadores, apoio à célula, interação e avaliação).
3.       Atenção para as escolhas – serão feitos rodízios. Se na terceira semana você escolheu ir para as ONGs, na quinta semana poderá escolher ir para as Escolas, para os campi ou para os minicursos e assim por diante. Veja as opções:
a.       Visita às Escolas em Fortaleza (prioridade para as Escolas de Ensino Médio)
b.      Visita às ONGs
c.       Visita aos campi da UFC – Sobral, Quixadá, Russas e Crateús
d.      Minicursos na UFC.
4.       Cada uma dessas atividades será cumprida em três períodos (na terceira semana, na quinta semana ...). O agendamento com cada escola, ONG, campus e os minicursos será realizado durante esta próxima semana.
a.       Visita às Escolas – três turnos pela manhã ou pela tarde na mesma escola, no contra turno dos estudantes.
b.      Visita às ONGs – três turnos pela manhã ou pela tarde conforme a disponibilidade da ONG. Você irá três vezes nessa semana para a mesma ONG.
c.       Visita aos campi. Dois dias fora de Fortaleza. Saída pela manhã, primeiro turno à tarde, segundo turno na manhã seguinte e terceiro turno à tarde. Retorno no final da tarde. Por exemplo, saímos na terça pela manhã e voltamos na quarta à tarde, chegando à noite.
d.      Minicursos. Você poderá escolher três diferentes minicursos para participar. Cada um terá a duração de um período e as turmas serão de até 25 pessoas.
5.       Veja como ficou o quadro de cumprimento de horas para a primeira semana. A terceira será semelhante mudando “treinamento” para “visitas” e “minicursos”:

Capacitação
Trio
Treinamento
Relatórios / Reunião
Organiza
Escola/ ONG
ONG
Mini Curso
Apoio
Cobertura
total
Articuladores
6
4
12
2






24
Formação
8
4
8
4






24
Interação

4
12
2



6


24
Comunicação

4
4
2

10



4
24
Apoio à Célula

4
12
2
6





24
Apoio Interno

4
12
2




6

24
Apoio Geral

4
12
2


3
3


24
Apoio Técnico

4
12
2
6





24
Avaliação

4
12
2




6

24

Um detalhe importante. Estamos planejando incluir a participação de membros de células de forma mais efetiva dando uma formação para eles. Com a greve, adiamos mais uma vez. Mas você pode convidar seus membros de células para participar de toda a programação “enquanto greve”. Ele poderá ser certificado com as horas de participação. Afinal, será um tempo de muita aprendizagem cooperativa. É possível que alguma informação ainda esteja faltando. Você pode nos ajudar, perguntando. Seu protagonismo é muito importante. Amanhã cedo estaremos definindo o local dos treinamentos. À priori o TREINAMENTO I será no auditório da PROGRAD, mas será confirmado pela manhã. Muito obrigado a todos/as. Pela Comissão Hermany - Diretor

Calendário PACCE

Calendário PACCE
Clique na imagem para acessar nossa agenda!
Pró-Reitoria de Graduação da UFC
Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC)
Coordenadora: Prof.ª Dra. Tereza Cristina Batista De Lima
Contatos: pacce@prograd.ufc.br
+55 (85) 3366-9444

Posts Populares

Coodenadoria de Formação e Aprendizgem Cooperativa. Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

- Copyright © PACCE UFC -PACCE- Powered by Blogger - Designed by Lincoln00 -