Bem - Vindos

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.

A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
Postado por : Unknown segunda-feira, 2 de maio de 2016


Interações inovadoras: RPG Cooperativo
     Visando conhecer e divulgar melhor as interações que ocorrem no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis, a Comissão de Comunicação e Marketing reuniu um depoimento e uma entrevista com pessoas que estão diretamente relacionadas à Interação de RPG Cooperativo. O facilitador de interação Lucas Gonçalves, responsável pela interação de RPG falou um pouco sobre sua história pessoal com o RPG, e a dinâmica dessa interação dentro do PACCE.

     Lucas Gonçalves:
Bem, a interação de RPG é uma atividade gratificante de ser realizada, porque jogo RPG desde meus sete anos de idade e hoje, 14 anos depois, tenho a oportunidade mostrar que um jogo tão complexo (não complicado) pode ser flexível, divertido e, ao mesmo, formador. Desde o ano passado encaremos o RPG como uma atividade de formação por meio da interação e nesse ano com a característica de que as pessoas podem "testar" um pouco da metodologia da Aprendizagem Cooperativa antes de se lançar em desafios maiores, então a ideia é de que, por meio da imaginação, possamos nos desenvolver em Aprendizagem Cooperativa. Contudo, ao mesmo tempo que isso acontece, o jogo dá autonomia para que a pessoa desenvolva seu personagem e, assim, desenvolva-se (personagens são inspirados nas pessoas) como achar mais interessante. Ela pode desenvolver um determinado pilar ou não, então acredito que a pessoa torna-se sujeito do próprio desenvolvimento.  Por causa desse projeto venho conhecendo pesquisadores do Brasil todo que estão pesquisando o RPG e suas influências nas mais diversas áreas.


Fizemos duas perguntas para a articuladora de célula Ligia sobre seu feedback em relação a essa interação.

Comissão de Comunicação e Marketing: Já conhecia o RPG?
Ligia: Não conhecia. Já tinha escutado sobre, mas não conseguia compreender, só quando comecei a participar das interações.

Comissão de Comunicação e Marketing: O que mais gosta nessa interação?

Ligia: Achei essa interação muito massa! Porque você estimula muita a imaginação e dá pra trabalhar muita coisa! Tipo, o Lucas trabalha com a Aprendizagem Cooperativa e tem caso de professores que utilizam como ferramenta da disciplina. Além disso, a gente cria uma relação muito legal com o grupo e acho superdivertido!

att. Pedro Henrique e Anderson Douglas
Comissão de Comunicação e Marketing

Calendário PACCE

Calendário PACCE
Clique na imagem para acessar nossa agenda!
Pró-Reitoria de Graduação da UFC
Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC)
Coordenadora: Prof.ª Dra. Tereza Cristina Batista De Lima
Contatos: pacce@prograd.ufc.br
+55 (85) 3366-9444

Posts Populares

Coodenadoria de Formação e Aprendizgem Cooperativa. Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

- Copyright © PACCE UFC -PACCE- Powered by Blogger - Designed by Lincoln00 -