Bem - Vindos

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.

A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
Postado por : Unknown segunda-feira, 23 de maio de 2016

Um pouco sobre cooperação e espaço geográfico
No último dia 14 de maio, aconteceu, no auditório da FEAAC, nossa reunião geral de Maio, e com ela, um dos destaques foi a oficina proposta pela bolsista Ruth Rios, da comissão de apoio interno, que tinha uma ideia bastante original, uma oficina que buscava compreender a cooperação dentro de aspectos geográficos.
A oficina consistia em, principalmente, nos fazer pensar a respeito do espaço que percorremos em nossa rotina e assim analisar onde e se há cooperatividade no caminho que tomamos todos os dias ao irmos para a universidade. Cada bolsista fez um desenho que mostrava o percurso físico percorrido de sua casa até o campus.Em seguida, foram organizados grupos de 5 para discutirem entre si os aspectos cooperativos presentes em suas respectivas trajetórias para que no final fossem compartilhados.
Conversamos um pouco com a idealizadora para nos apresentar um pouco do que foi proposto na última reunião.
Como surgiu a ideia de apresentar essa oficina?
A ideia surgiu de um artigo que o Prof. Hermany escreveu sobre os aspectos geográficos e a história da Samaria e consequentemente da parábola do bom samaritano contada por Jesus. Ele me convidou para desenvolver com ele a ideia e, ao longo do mês, acrescentamos várias coisas interessantes até chegarmos à região cooperativa, então finalizamos com o conceito de lateralidade, que foi a chave para desenvolver a Oficina. Acabei empregando muitas coisas que uso no dia a dia do meu curso, o que foi muito legal, pois pude ver o que aprendi na prática. Houveram algumas intempéries no dia de colocar a Oficina em prática, mas no fim, tudo ocorreu bem e o resultado foi muito satisfatório. Foi emocionante fazer um paralelo entre o meu curso e a aprendizagem cooperativa, isso me fez perceber que, todos nós podemos usar nossas habilidades aprendidas na bolsa para o nosso futuro profissional.
Nos fale um pouco sobre a oficina.
Nós usamos os conceitos geográficos em forma de linha do tempo e que explicou todos os recortes que usamos, desde a escola alemã que introduziu o conceito de lugar, a escola francesa que introduziu o de território,a escola americana que introduziu o de região, e finalizamos com as concepções atuais que são a de paisagem e o conceito de lateralidade.Além disso, usamos a aprendizagem cooperativa para aguçar o nosso olhar geográfico de forma cooperativa, pensar no outro, no nosso lugar!

Atenciosamente,
Arthur Alex
Comissão de Comunicação e Marketing



Calendário PACCE

Calendário PACCE
Clique na imagem para acessar nossa agenda!
Pró-Reitoria de Graduação da UFC
Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC)
Coordenadora: Prof.ª Dra. Tereza Cristina Batista De Lima
Contatos: pacce@prograd.ufc.br
+55 (85) 3366-9444

Posts Populares

Coodenadoria de Formação e Aprendizgem Cooperativa. Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

- Copyright © PACCE UFC -PACCE- Powered by Blogger - Designed by Lincoln00 -