Bem - Vindos

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.

A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.


A Aprendizagem Cooperativa é uma metodologia voltada para o trabalho em grupo que, na universidade, é direcionada para que os estudantes trabalhem juntos em grupos heterogêneos para resolver um problema, concluir um projeto ou algum outro objetivo pedagógico. Para o desenvolvimento dessas atividades, os discentes devem contar com a orientação de um professor ou de um facilitador que será responsável por garantir a presença dos cinco elementos básicos, e necessários, para a correta utilização do método da Aprendizagem Cooperativa. Estes cinco elementos básicos são:

  • Interação Social (face a face);
  • Responsabilização Individual;
  • Desenvolvimento de Habilidades Sociais;
  • Processamento de Grupo;
  • Interdependência Social Positiva

(JOHNSON & JOHNSON, 1998).

História da Aprendizagem Cooperativa

Esta metodologia não é nova. Sua origem remonta ao início dos processos de aprendizagem na história humana: Sócrates ensinava a seus discípulos em grupos pequenos, engajando-os em diálogos na sua famosa “arte do discurso”. No início do século passado, Quintilino (35-95), professor de retórica e filólogo conceituado argumentava que os discípulos poderiam se beneficiar ensinando uns aos outros. O filósofo romano Sêneca advogava a Aprendizagem Cooperativa quando disse: “Qui docet discet”, que significa, “Aquele que ensina, aprende”. Johann Amos Comenius (1592-1679), educador e bispo protestante checo, acreditava que os estudantes se beneficiariam tanto ensinando aos outros como sendo ensinados uns pelos outros.
Aceita como uma experiência embrionária em Aprendizagem Cooperativa, o método Lancasteriano, que surgiu no final do século 18 com Joseph Lancaster e Andrew Bell, através do uso abrangente de grupos orientados por monitores, na Inglaterra e na Índia a fim de proporcionar a educação de “massas”. Na época, essa metodologia era conhecida como o método Mútuo ou da Educação Mútua. Essa aplicação, no entanto, estava carregada de utilitarismo e tinha como objetivo oferecer uma opção de educação básica universal com pouco investimento financeiro.
Em 1806, essa ideia foi exportada para a América do Norte com a fundação da Escola Lancaster, em Nova York. E foi a partir daí, nos Estados Unidos, que a Aprendizagem Cooperativa começou a ser estudada, sistematizada e compreendida como uma metodologia sólida, através de uma grande expansão, tanto na sua aplicação, quanto no aprofundamento teórico.
O “Common School Movement”, movimento norte-americano que teve início na década de 1830, em meio a um país em transição da era colonial para republicana, lançou a mudança da concepção da educação como uma questão privada e familiar para uma educação universal como instrumento de promoção da democracia. Esse movimento, que construiu a base do atual sistema de ensino público norte-americano, possuía uma forte ênfase em Aprendizagem Cooperativa.
John Dewey
Nas últimas três décadas do século 19, o uso que o Coronel Francis Parker fez da Aprendizagem Cooperativa, dominou a educação norte-americana. A finalidade primordial de Parker, ao utilizar essa metodologia, era facilitar o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente cooperativa e democrática. Nas primeiras décadas do século 20, John Dewey, filósofo, psicólogo e reformador educacional norte-americano, promoveu o uso de grupos de Aprendizagem Cooperativa como parte de seu método.
No entanto, no final dos anos 30, por uma série de fatores, em especial econômicos, a competição interpessoal, com uma exagerada ênfase no individualismo, começou a destacar-se nas escolas públicas norte-americanas. A mudança de paradigma foi tão forte que, nos anos 50, a competição era considerada a forma mais tradicional de estimular a interação entre os estudantes e de promover melhores resultados na aprendizagem.

David  W. Johson e Roger  T. Johson
Em meados dos anos 70, diversos pensadores norte-americanos retornaram ao estudo e à utilização da Aprendizagem Cooperativa. Dentre eles, destacamos dois irmãos e professores da Universidade de Minnesota, em Minneapolis, David W. Johnson (psicólogo social) e Roger T. Johnson (pesquisador educacional). Eles começaram a pesquisar a interação estudante-estudante e as suas relações com o processo de aprendizagem. A partir da obra de Morton Deutsch, eles criaram a base teórica atual da Aprendizagem Cooperativa, por meio de pesquisas e projetos práticos de aplicação da metodologia que continuam sendo desenvolvidos até hoje no Centro de Aprendizagem Cooperativa. O programa de Aprendizagem Cooperativa, da Universidade de Minnesota, ensina os conceitos-base da efetiva interação discente para que os educadores possam modificar e adaptar os princípios básicos da metodologia para a sua própria realidade.
Na Europa, destacam-se duas grandes linhas de estudos sobre grupos cooperativos: a aprendizagem para cooperar como meta educativa, com ênfase no desenvolvimento de competências sociais, em Oxford, Grã-Bretanha; e a linha da aprendizagem por meio da cooperação, investigando-se, sobretudo, a relação entre cooperação e inteligência, na Escola de Genebra. Outros países que possuem estudos sobre a metodologia de Aprendizagem Cooperativa são: Noruega, Suécia, Israel, Canadá, Austrália e Portugal.
Na escola, na sociedade, acostumamo-nos com a ideia de que aluno é “balde de despejo” de professores, estes, figuras centrais do saber, impõem sua didática, seus conteúdos, a fim de obter respeito e atenção de seu mero receptor. Na abordagem tradicional, o aluno deve esforçar-se para superar suas dificuldades e captar a mensagem, sendo tratado igualmente no caminho cultural em direção ao saber, mas, há algumas décadas, outra abordagem pedagógica tenta modificar essa realidade.
A aprendizagem cooperativa é essa abordagem, trabalhando com instrumentos como interdependência positiva, responsabilização individual, interação promotora, habilidades sociais e processamento em grupo, desenvolve uma visão mais dinâmica de aprendizado onde o aluno passivo das salas de aulas tradicionais desenvolve sua proatividade e o professor torna-se facilitador, não derramando mais o conhecimento e sim gerindo atividades para que ele brote.
O aluno torna-se responsável pelo aprendizado, aumentando o sentimento de pertença à instituição pedagógica, cria relações de confiança e amizade com os integrantes do grupo, além de ter a responsabilidade sobre o êxito ou fracasso dos resultados, o que tem valiosa influência sobre a sua autoestima.
No Ceará, essa abordagem começou a ser utilizada com o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE), projeto de extensão da UFC transformando a vida de vários estudantes do Interior do Estado, que através da metodologia de aprendizagem cooperativa conseguiram ingressar na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Em 2009, criou-se o Programa Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, com o objetivo de difundir essa metodologia na Universidade. Cada bolsista articulador de célula, além de possuir um grupo de estudo cooperativo, deve participar atividades interativas e de formação na metodologia.

Confira logo abaixo alguns textos de apoio sobre a metodologia:

  •    Metódos de Aprendizagem Cooperativa
  •    A Aprendizagem Cooperativa Retorna às Faculdades
  •    Trabalho em Equipe
  •    Grupos de Consenso: Uma proposta de Aprendizagem

Dica de Site:


Vídeo:

Calendário PACCE

Calendário PACCE
Clique na imagem para acessar nossa agenda!
Pró-Reitoria de Graduação da UFC
Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC)
Coordenadora: Prof.ª Dra. Tereza Cristina Batista De Lima
Contatos: pacce@prograd.ufc.br
+55 (85) 3366-9444

Posts Populares

Coodenadoria de Formação e Aprendizgem Cooperativa. Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

- Copyright © PACCE UFC -PACCE- Powered by Blogger - Designed by Lincoln00 -