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O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.
A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
A Aprendizagem Cooperativa é uma metodologia voltada para o trabalho em grupo que, na universidade, é direcionada para que os estudantes trabalhem juntos em grupos heterogêneos para resolver um problema, concluir um projeto ou algum outro objetivo pedagógico. Para o desenvolvimento dessas atividades, os discentes devem contar com a orientação de um professor ou de um facilitador que será responsável por garantir a presença dos cinco elementos básicos, e necessários, para a correta utilização do método da Aprendizagem Cooperativa. Estes cinco elementos básicos são:
- Interação Social (face a face);
- Responsabilização Individual;
- Desenvolvimento de Habilidades Sociais;
- Processamento de Grupo;
- Interdependência Social Positiva
(JOHNSON & JOHNSON, 1998).
História da Aprendizagem Cooperativa
Esta metodologia não é nova. Sua origem remonta ao início dos processos de aprendizagem na história humana: Sócrates ensinava a seus discípulos em grupos pequenos, engajando-os em diálogos na sua famosa “arte do discurso”. No início do século passado, Quintilino (35-95), professor de retórica e filólogo conceituado argumentava que os discípulos poderiam se beneficiar ensinando uns aos outros. O filósofo romano Sêneca advogava a Aprendizagem Cooperativa quando disse: “Qui docet discet”, que significa, “Aquele que ensina, aprende”. Johann Amos Comenius (1592-1679), educador e bispo protestante checo, acreditava que os estudantes se beneficiariam tanto ensinando aos outros como sendo ensinados uns pelos outros.
Aceita como uma experiência embrionária em Aprendizagem Cooperativa, o método Lancasteriano, que surgiu no final do século 18 com Joseph Lancaster e Andrew Bell, através do uso abrangente de grupos orientados por monitores, na Inglaterra e na Índia a fim de proporcionar a educação de “massas”. Na época, essa metodologia era conhecida como o método Mútuo ou da Educação Mútua. Essa aplicação, no entanto, estava carregada de utilitarismo e tinha como objetivo oferecer uma opção de educação básica universal com pouco investimento financeiro.
Em 1806, essa ideia foi exportada para a América do Norte com a fundação da Escola Lancaster, em Nova York. E foi a partir daí, nos Estados Unidos, que a Aprendizagem Cooperativa começou a ser estudada, sistematizada e compreendida como uma metodologia sólida, através de uma grande expansão, tanto na sua aplicação, quanto no aprofundamento teórico.
O “Common School Movement”, movimento norte-americano que teve início na década de 1830, em meio a um país em transição da era colonial para republicana, lançou a mudança da concepção da educação como uma questão privada e familiar para uma educação universal como instrumento de promoção da democracia. Esse movimento, que construiu a base do atual sistema de ensino público norte-americano, possuía uma forte ênfase em Aprendizagem Cooperativa.
John Dewey |
No entanto, no final dos anos 30, por uma série de fatores, em especial econômicos, a competição interpessoal, com uma exagerada ênfase no individualismo, começou a destacar-se nas escolas públicas norte-americanas. A mudança de paradigma foi tão forte que, nos anos 50, a competição era considerada a forma mais tradicional de estimular a interação entre os estudantes e de promover melhores resultados na aprendizagem.
David W. Johson e Roger T. Johson |
Na Europa, destacam-se duas grandes linhas de estudos sobre grupos cooperativos: a aprendizagem para cooperar como meta educativa, com ênfase no desenvolvimento de competências sociais, em Oxford, Grã-Bretanha; e a linha da aprendizagem por meio da cooperação, investigando-se, sobretudo, a relação entre cooperação e inteligência, na Escola de Genebra. Outros países que possuem estudos sobre a metodologia de Aprendizagem Cooperativa são: Noruega, Suécia, Israel, Canadá, Austrália e Portugal.
Na escola, na sociedade, acostumamo-nos com a ideia de que aluno é “balde de despejo” de professores, estes, figuras centrais do saber, impõem sua didática, seus conteúdos, a fim de obter respeito e atenção de seu mero receptor. Na abordagem tradicional, o aluno deve esforçar-se para superar suas dificuldades e captar a mensagem, sendo tratado igualmente no caminho cultural em direção ao saber, mas, há algumas décadas, outra abordagem pedagógica tenta modificar essa realidade.
A aprendizagem cooperativa é essa abordagem, trabalhando com instrumentos como interdependência positiva, responsabilização individual, interação promotora, habilidades sociais e processamento em grupo, desenvolve uma visão mais dinâmica de aprendizado onde o aluno passivo das salas de aulas tradicionais desenvolve sua proatividade e o professor torna-se facilitador, não derramando mais o conhecimento e sim gerindo atividades para que ele brote.
O aluno torna-se responsável pelo aprendizado, aumentando o sentimento de pertença à instituição pedagógica, cria relações de confiança e amizade com os integrantes do grupo, além de ter a responsabilidade sobre o êxito ou fracasso dos resultados, o que tem valiosa influência sobre a sua autoestima.
No Ceará, essa abordagem começou a ser utilizada com o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE), projeto de extensão da UFC transformando a vida de vários estudantes do Interior do Estado, que através da metodologia de aprendizagem cooperativa conseguiram ingressar na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Em 2009, criou-se o Programa Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, com o objetivo de difundir essa metodologia na Universidade. Cada bolsista articulador de célula, além de possuir um grupo de estudo cooperativo, deve participar atividades interativas e de formação na metodologia.
Confira logo abaixo alguns textos de apoio sobre a metodologia:
Dica de Site:
- Cooperative Learning Institute da Universidade de Minnesota, em Minneapolis (EUA). (Em inglês)
Vídeo: