Bem - Vindos
O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.
A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
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Postado por : Unknown
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Por Lucas Bernardo
Começando nossa peregrinação pelas formações de 2013, começaremos retratando a formação de segunda à noite, dos formadores novatos, Cintia e Romulo, alunos de Engenharia de Alimentos e Engenharia de Pesca, respectivamente.
A formação
Realizada no bloco 924, sala 1069, do curso de Física. Contrastando com um possível centrismo e frieza na hora de estudar e compartilhar histórias, lá estavam os bolsistas aguardando o começo de mais uma formação. Minha chegada, foi marcada por alguns percalços, retrato da mudança de campus e o pouco desbravamento além Restaurante Universitário. Porém, alheio a esses pormenores, consegui chegar ao local marcado da formação e iniciar os trabalhos.
Em uma sala ampla – bem maior das que estou acostumado a visitar-, os integrantes daquele grupo, já recebiam as primeiras orientações do objetivo do dia – interdependência positiva- e do que realizariam ali. E a grande coincidência foi dar de cara com uma roda de Escravos de Jó, brincadeira também realizada por minha formação no ano passado. Já sabendo o tamanho da diversão que veria e, sem dúvida, os vários erros, considero essa uma das atividades mais lúdicas e importantes para demonstrar o sentido de interdependência positiva, onde todos estão juntos, em cooperação, em busca de um objetivo em comum. E em meio à canetas voando, borrachas e um pen-drive guerreiro aguentando pancadas contra o chão, as risadas e as entregadas daqueles que tinham errado, foi interessante perceber que, além da teoria, uma simples atividade pode trazer um significado tão mais profundo quanto.
E assim se seguiu a noite: a divisão em grupos para o desenvolvimento das atividades, prezando por grupos novos da última formação; o lanche – que hora mais feliz!-; confecção e desenvolvimento de uma teia de relações, apontando as conexões de importantes instâncias, como a universidade, nossa bolsa e uma célula de estudo.
Resultado
E depois de acompanhar, viver por pelo menos um dia essa formação, tenho a visão de como o trabalho de um facilitador é importante. Diria que para um lapidador, a única diferença seria a picareta, que se transforma em palavras e sentimentos. Lapidando, aos poucos, cada um daqueles alunos, mesmo que a noite, após um dia corrido e puxado de estudo, todos saem ganhando com o conhecimento e aprendizado proporcionado.
Os facilitadores
Qual seu sentimento aplicando as oficinas?
Em relação a aplicação das oficinas, no começo é um pouquinho de nervosismo e de ansiedade, porque não sei se vai dar certo. Mas com o decorrer da aplicação eu vou adquirindo confiança, vai dando tudo certo e eu vou vendo que tenho capacidade.
Qual a contribuição das formações para sua carreira acadêmica?
Tá valendo demais, porque estou aprendendo a me virar. "Pego" uma informação e me viro, isso desenvolve o protagonismo em mim. "Tô" aprendendo muito com as oficinas, porque mesmo já tendo realizado com o Gustavo, quando a gente aplica, é diferente, tem que saber para realizar.
Você acredita estar alterando a realidade dos novos bolsistas?
Acredito que sim, porque eu acho que nas formações eles se sentem bem e pertencentes ao programa. Conseguem ter uma boa interação dentro da sala e eu acho que eu e o Rômulo estamos conseguindo estimular bem direitinho isso na sala.
De onde veio o desejo de ser facilitador?
Eu escolhi desde o ano passado. Já era um objetivo para esse ano.
Qual seu sentimento aplicando as oficinas?
"Realização e gratidão, ao aplicar as oficinas, junto com a turma, posso ajudar a contribuir com o programa e de uma certa forma moldar, cativar, trabalhar os bolsistas com a metodologia da aprendizagem cooperativa, da mesma forma como aconteceu comigo na formação onde eu ainda estava como articulador de célula."
"Realização e gratidão, ao aplicar as oficinas, junto com a turma, posso ajudar a contribuir com o programa e de uma certa forma moldar, cativar, trabalhar os bolsistas com a metodologia da aprendizagem cooperativa, da mesma forma como aconteceu comigo na formação onde eu ainda estava como articulador de célula."
Qual a contribuição das formações para sua carreira acadêmica?
"O estudante, profissional, ser humano hoje em dia, vem esquecendo dos princípios básicos da vida, acho que saber conviver com o próximo é um deles, através do programa cada vez mais aprendo a me relacionar, a saber o papel de cada um, a respeitar diferenças, a desenvolver habilidades tanto em mim como no outro, e tantas outros pontos."
Você acredita estar alterando a realidade dos novos bolsistas?
" Sim. Devido a participação na formação a gente vai acompanhando a evolução de cada um e acredito que a partir das oficinas trabalhadas eles levem aqueles valores passados não só pra vida acadêmica deles , como também para a pessoal."
De onde veio o desejo de ser facilitador?
"Foi a partir da formação a qual eu participava como articulador em 2012, era muito boa devido a turma e também a minha facilitadora que simplesmente arrebentava.Vendo o trabalho da Lili, eu me interessei com a função de facilitador e hoje estou muito feliz com ela. A Lili me ensinou muitas coisas da metodologia, a sabe lidar com as diferenças e muitos outros valores que agora tento repassar aos novos bolsistas."
Defina seu trabalho em uma palavra.
"Gratidão."