Bem - Vindos

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.

A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
Postado por : Unknown domingo, 19 de maio de 2013


De sete, uma. Essa é a contagem regressiva para o final de nossas visitas nas formações. Chegamos agora na formação de segunda à tarde- na qual tive a oportunidade de ir pela segunda vez, agora, para relatar-, dos facilitadores Talita, aluna de Design de Moda e Wesley, aluno de Engenharia de Teleinformática. Realizada em uma das salas do bloco didático Helena Cartaxo –eterno puleiro- em um pós- dia das mães. Mesmo não tendo acompanhado as atividades desde o início, as nuances de mais uma formação puderam ser analisadas e após, constatadas em mais uma entrevista.

A formação
Atrasado. Assim me encontrava as 15h e 20min, do lado de fora da sala aonde acontecia a formação. Adentro a sala e todos já estão divididos em grupo, com os papéis do tema da semana, resolução de conflitos, discutindo, apontando partes e escrevendo algo. Esse momento se prolongou até metade da tarde, até que descubro a próxima atividade: uma esquete sobre o tema. Assustador à primeira vista para os mais tímidos, porém, uma das maneiras mais lúdicas de se depreender um assunto e repassar isso com descontração.
Os ensaios começaram. A sala ficara praticamente vazia, apenas com uma equipe, também ensaiando, no canto. De fora, ouviam-se risos e frases repetidas a afinco daquilo que se falaria dentro de alguns minutos. A descontração era notória e também a empolgação com o que viria a acontecer. Eis que as apresentações começaram. Com representações super divertidas, empolgantes e que, além de tudo, passavam o conteúdo estudado, os últimos trinta minutos da formação deixaram um gosto de quero mais em todos os presentes.
Porém, apesar de finalizada as atividades e o tempo ter sido extrapolado, ainda restava o processamento de grupo, um dos tópicos que até agora não citei nos textos. E por que citar nesse? Pois foi aqui que encontrei um dos momentos mais interessantes na formação, além das pequenas peças. Cada articulador falava o seu sentimento em relação ao acontecido no dia e um a um, o discurso quase não mudava: estavam alegres por participar de uma formação dinâmica, mais participativa, que integrava todos ao redor de uma atividade prazerosa de se fazer, apesar do pouco tempo disponível para tal. Realmente, um momento para se relatar.

Resultado
E o que seria um resultado justo para essa formação se não a constatação de uma evolução gradual vários sentidos. Lembro-me da última vez que tinha entrado pela primeira vez para acompanhar Wesley e Talita na sua jornada vespertina. Os bolsistas ainda não tinham a interação que vi ontem, o pertencimento as atividades que foram constatadas no feedback ao final do encontro. Sem dúvida ainda há um caminho para percorrer a fim de melhorar sempre esse contato, porém, com o que vi nesse dia, pequenas serão as dificuldades para se estabelecer um relacionamento saudável e cooperativo com todos.

Os formadores
Talita Franco Medeiros – Design de Moda, 22 anos
 Qual seu sentimento aplicando as oficinas?
“Fico muito feliz aplicando e de ver que está dando certo. Do que planejamos na reunião, na prática está dando certo, pelo processamento de grupo vemos que as pessoas estão aprendendo, estão gostando.”

Qual a contribuição das formações para sua carreira acadêmica?
“Vai contribuir muito, porque toda profissão você precisa saber trabalhar em equipe e a minha também não foge dessa realidade. Nós[estilistas] temos que conversar com as pessoas do marketing, comunicação, enfim, você precisa saber se comunicar. Uma função depende da outra.”

Você acredita estar alterando a realidade dos novos bolsistas?

“Acho que sim. Tento dar o meu máximo. Eu não sou muito comunicativa, muito de liderança, mas, depois que entrei na COFAC melhorei muito, pois, era muito tímida, muito reservada e eu tento, me esforço ao máximo. Espero que isso esteja afetando eles de alguma forma.”

De onde veio o desejo de ser facilitador?
“A Lili era minha facilitadora, então ela disse que sempre escreveu nos meus relatórios que eu tinha perfil, embora eu nunca tenha acredito nela. Acabei saindo da bolsa e quando voltei o Gustavo me chamou para ser facilitador junto com ele e a Rachel aí me apaixonei pela formação, porque era a parte mais divertida, aonde você fazia laços de amizades.”

Defina seu trabalho em uma palavra.
“Esforço.”



Qual seu sentimento aplicando as oficinas?
Wesley Coelho, Engenharia de Teleinformática
“Ao mesmo tempo é de alegria e gratidão, na verdade, um puxa o outro Me desenvolvi muito pelo que me foi passado na formação e, não só isso, mas pela forma que foi passado e assim surgiu um sentimento dentro de mim de querer repassar tão bem ou melhor.”

Qual a contribuição das formações para sua carreira acadêmica?
“Gigantesca. Minha área é engenharia e hoje cada vez eles prezam por profissionais que trabalham em grupo, que motivam uns aos outros e acho que isso vai ser um diferencial imenso na minha formação.”

Você acredita estar alterando a realidade dos novos bolsistas?

“Acho que sim. A gente mostra para eles que essa metodologia não fica só no papel, conseguimos passar na prática e deixar mais fácil, alterando a realidade deles, mostrando que não é difícil aplicar.”

De onde veio o desejo de ser facilitador?

“O Gustavo me convidou. Ele tinha falado um pouco sobre o perfil e ele disse que eu o tinha e que conseguiria desenvolver as atividades. Acabei aceitando o convite.”

Defina seu trabalho em uma palavra.
“Gratidão.”

Calendário PACCE

Calendário PACCE
Clique na imagem para acessar nossa agenda!
Pró-Reitoria de Graduação da UFC
Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC)
Coordenadora: Prof.ª Dra. Tereza Cristina Batista De Lima
Contatos: pacce@prograd.ufc.br
+55 (85) 3366-9444

Posts Populares

Coodenadoria de Formação e Aprendizgem Cooperativa. Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

- Copyright © PACCE UFC -PACCE- Powered by Blogger - Designed by Lincoln00 -