Bem - Vindos
O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.
A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
- Pagina inicial »
- [NEWSLETTER 01/2016] Você conhece a Aprendizagem Cooperativa?
Postado por : Unknown
sexta-feira, 22 de abril de 2016
A grande maioria das pessoas que
faz parte do programa de Aprendizagem Cooperativa, ou que de alguma forma já teve
contato com esta, traz na ponta da língua uma definição sobre o que se trata a
metodologia e sobre a existência dos 5 pilares (algumas dessas pessoas irão
citá-los, inclusive).No entanto, é ainda mais provável que ao serem
questionadas, muitas delas abordem aspectos mais gerais, como a cooperação
versus competição, o sentimento de pertencimento, a criação de laços e a formação
de grupos, por exemplo.Apesar desses pontos retratarem muito bem o que é a AC
(Aprendizagem Cooperativa), pouca gente sabe exatamente de onde a ideia vem ou
como ela surgiu eprincipalmente os estudos que a embasam. Pensando nisso,
preparamos um pequeno texto sobre a trajetória da AC, até a forma como a
conhecemos hoje.
Há muito tempo atrás...
As ideias da aprendizagem
cooperativa remontam 400 antes de Cristo, mais especificamente com o famoso
filósofo ateniense Sócrates que já ensinava a arte do discurso em pequenos
grupos de discussão. No início da era
cristã, podemos destacar o filósofo romano Sêneca, “um dos mais célebres
advogados, escritores e intelectuais do Império Romano”, já advogando a
aprendizagem cooperativa com a famosa frase “quidocetdiscit”, que significa
“Aquele que ensina, aprende”. Já no
renascimento, se destaca o bispo protestante Checo, Johann Amos Comenius que
acreditava que aprendíamos tanto ensinando com sendo ensinados pelos outros.
Johann Amos Comenius acreditava que também aprendíamos
ensinando.
As bases de uma sociedade democrática
Finalmente no início do século XIX,
a ideia foi exportada para o continente americano através da fundação da escola
Lancaster, em Nova York. Só então a AC passou a ser estudada e sistematizada
como uma metodologia sólida, buscando uma maior aplicabilidade e maior
fundamentação teórica.
Em 1830, se deu início a um
movimento americano conhecido como “Common SchollMoviment” onde se buscava uma
reforma na ideia de educação como algo universal, esse movimento construiu a
base do sistema atual de ensino público norte-americano e possuía uma forte
base em AC.
Primórdios do Common School Moviment
Já no final do século, o Coronel
Francis Parker se utilizou da AC como forma de facilitar o desenvolvimento de
uma sociedade verdadeiramente cooperativa e democrática.
Nas primeiras décadas do século 20,
John Dewey, filósofo, psicólogo e reformador educacional norte-americano,
promoveu o uso de grupos de Aprendizagem Cooperativa como parte de seu método.
A metodologia engatinhava aos
poucos se desenvolvia em território americano, no entanto com o fim dos anos
30, devido a fatores econômicos, uma exagerada competição interpessoal e a
ênfase no individualismo quase sepultaram a metodologia.Ainda que nos anos 50 a
competição já fosse significativamente estimulada como a melhor forma de se
obter resultados na aprendizagem e de se interagir com os estudantes.
O renascimento
Só então, em meados dos anos 70,
diversos pensadores norte-americanos retornaram ao estudo e utilização da
metodologia, dentre eles os que mais se destacam são os irmãos e professores da
Universidade de Minnesota, em Minneapolis, David W. Johnson (psicólogo social)
e Roger T. Johnson (pesquisador educacional). A partir de pesquisas sobre a
interação estudante-estudante e suas relações com o processo de aprendizagem, e
fundamentados na obra do psicólogo social MortonDeutch, eles criaram a base da
atual Aprendizagem Cooperativa. Por meio de pesquisas e projetos práticos, a
metodologia continua a ser desenvolvida até hoje no Centro de aprendizagem
cooperativa da universidade de Minesota ensinando os conceitos-base da efetiva
interação discente para que os educadores possam modificar e adaptar os
princípios básicos da metodologia para a sua própria realidade.
David W. Johnson e Roger T. Johnson respectivamente
Essa base criada nos anos 70 é a
que posteriormente passou a ser utilizada no Brasil e que é adotada hoje na
Universidade Federal do Ceará, com algumas pequenas adições e adaptações ao
conceito desenvolvido pelos irmãos Johnson.
Att.,
Arthur Alex
Revisão: Bianca Bezerra
Comunicação e Marketing
Att.,
Arthur Alex
Revisão: Bianca Bezerra
Comunicação e Marketing