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O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.

A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
Postado por : Unknown sexta-feira, 22 de abril de 2016


O quanto você sabe sobre o surgimento da Aprendizagem Cooperativa?

          A grande maioria das pessoas que faz parte do programa de Aprendizagem Cooperativa, ou que de alguma forma já teve contato com esta, traz na ponta da língua uma definição sobre o que se trata a metodologia e sobre a existência dos 5 pilares (algumas dessas pessoas irão citá-los, inclusive).No entanto, é ainda mais provável que ao serem questionadas, muitas delas abordem aspectos mais gerais, como a cooperação versus competição, o sentimento de pertencimento, a criação de laços e a formação de grupos, por exemplo.Apesar desses pontos retratarem muito bem o que é a AC (Aprendizagem Cooperativa), pouca gente sabe exatamente de onde a ideia vem ou como ela surgiu eprincipalmente os estudos que a embasam. Pensando nisso, preparamos um pequeno texto sobre a trajetória da AC, até a forma como a conhecemos hoje.

Há muito tempo atrás...

           As ideias da aprendizagem cooperativa remontam 400 antes de Cristo, mais especificamente com o famoso filósofo ateniense Sócrates que já ensinava a arte do discurso em pequenos grupos de discussão.  No início da era cristã, podemos destacar o filósofo romano Sêneca, “um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano”, já advogando a aprendizagem cooperativa com a famosa frase “quidocetdiscit”, que significa “Aquele que ensina, aprende”.  Já no renascimento, se destaca o bispo protestante Checo, Johann Amos Comenius que acreditava que aprendíamos tanto ensinando com sendo ensinados pelos outros.
Johann Amos Comenius acreditava que também aprendíamos ensinando.


As bases de uma sociedade democrática

           Finalmente no início do século XIX, a ideia foi exportada para o continente americano através da fundação da escola Lancaster, em Nova York. Só então a AC passou a ser estudada e sistematizada como uma metodologia sólida, buscando uma maior aplicabilidade e maior fundamentação teórica.
Em 1830, se deu início a um movimento americano conhecido como “Common SchollMoviment” onde se buscava uma reforma na ideia de educação como algo universal, esse movimento construiu a base do sistema atual de ensino público norte-americano e possuía uma forte base em AC.

Primórdios do Common School Moviment

           Já no final do século, o Coronel Francis Parker se utilizou da AC como forma de facilitar o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente cooperativa e democrática.
Nas primeiras décadas do século 20, John Dewey, filósofo, psicólogo e reformador educacional norte-americano, promoveu o uso de grupos de Aprendizagem Cooperativa como parte de seu método.


Devido a fatores econômicos e sociais, a competição era extremamente estimulada nos anos 50

           A metodologia engatinhava aos poucos se desenvolvia em território americano, no entanto com o fim dos anos 30, devido a fatores econômicos, uma exagerada competição interpessoal e a ênfase no individualismo quase sepultaram a metodologia.Ainda que nos anos 50 a competição já fosse significativamente estimulada como a melhor forma de se obter resultados na aprendizagem e de se interagir com os estudantes.

O renascimento

         Só então, em meados dos anos 70, diversos pensadores norte-americanos retornaram ao estudo e utilização da metodologia, dentre eles os que mais se destacam são os irmãos e professores da Universidade de Minnesota, em Minneapolis, David W. Johnson (psicólogo social) e Roger T. Johnson (pesquisador educacional). A partir de pesquisas sobre a interação estudante-estudante e suas relações com o processo de aprendizagem, e fundamentados na obra do psicólogo social MortonDeutch, eles criaram a base da atual Aprendizagem Cooperativa. Por meio de pesquisas e projetos práticos, a metodologia continua a ser desenvolvida até hoje no Centro de aprendizagem cooperativa da universidade de Minesota ensinando os conceitos-base da efetiva interação discente para que os educadores possam modificar e adaptar os princípios básicos da metodologia para a sua própria realidade.

David W. Johnson e Roger T. Johnson respectivamente

          Essa base criada nos anos 70 é a que posteriormente passou a ser utilizada no Brasil e que é adotada hoje na Universidade Federal do Ceará, com algumas pequenas adições e adaptações ao conceito desenvolvido pelos irmãos Johnson.

Att.,
Arthur Alex
Revisão: Bianca Bezerra
Comunicação e Marketing




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