Bem - Vindos

O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFC que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC.

A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa.
Postado por : Unknown segunda-feira, 2 de maio de 2016


Como a aprendizagem cooperativa pode nos ajudar profissionalmente?

     Como estudantes, somos constantemente desafiados a alcançar notas altas e assim adquirir uma boa base técnica e acadêmica para que possamos assim nos tornar bons profissionais. A universidade tem como objetivo formar mentes aptas em uma determinada área, e posteriormente contribuir para o crescimento do campo de estudos.  A excelência e conhecimento sempre devem ser buscados, é claro, no entanto, acabamos não sendo tão preparados para um ambiente real de trabalho.Isso ocorre por conta da rotina de estudos e provas que muitas vezes distancia de uma realidade que provavelmente o aluno enfrentará.
     Quem já foi a uma entrevista de emprego/estágio ou já fez parte de alguma empresa, conhece o mantra do trabalho em equipe. A habilidade de trabalhar em grupos heterogêneos, de saber lidar com pessoas e de ser protagonista e proativo é cada vez mais observada e desejada dentro do ambiente corporativo. O motivo de existirem os estágios (inclusive os supervisionados) éde proporcionar uma vivência prática ao estudante e, além disso, permitir com que ele aprenda a desenvolver as habilidades necessárias.

Habilidades sociais, trabalho em grupos heterogêneos, protagonismo...  Acho que isso me soa familiar.

     A aprendizagem cooperativa é um ótimo meio de se aprender e desenvolver esse tipo de atitude e habilidades. Claro que não substitui o estágio como experiência profissional, mas é algo que complementa. No estágio teremos o envolvimento direto com aárea que estudamos e já nos serão exigidas certas habilidades para que possamos exercer nossas funções da melhor forma possível. O objetivo na aprendizagem cooperativa é exatamente o desenvolvimento dessas competências.
     A AC possui uma metodologia que é completamente voltada ao trabalho em grupo (geralmente grupos bastante heterogêneos), onde nós como alunos somos levados a discutir problemas, gerenciar conflitos e atuar de forma protagonista para alcançar nossos objetivos.  Sendo assim, aprendemos na prática, através dos 5 pilares, a nos tornarmos pessoas mais fáceis de se trabalhar e aptas a liderar. Os conceitos encontrados nos pilares - apesar de não serem utilizados exatamente da forma como nós os abordamos na AC - estão de fato pulverizados na cultura empresarial do século XXI.
     A ideia de interdependência positiva está largamente empregada no pensamento moderno em que o chefe (hoje chamado de líder) é apenas um agente facilitador e que todo o trabalho não pode ser realizado sem a ajuda de todos os funcionários (colaboradores). Assim como cada área depende diretamente de outra para o sucesso do todo. Cada indivíduo é responsável por fazer a sua parte dentro do todo, e as grandes empresas fazem questão de enfatizar isso. Outra ideia amplamente utilizada é a realização periódica do feedback e da autoavaliação do grupo que também faz paralelo com o processamento de grupo da AC. Pessoas que sabem desenvolver suas habilidades sociais e gerenciar conflitos, se tornam mais almejadas em um ambiente corporativo, e isso é um fato.
     Fazer parte de um programa como a aprendizagem cooperativa é um grande passo para o desenvolvimento pessoal visando também o desenvolvimento profissional. Aproveitar as oportunidades por conta própria, desenvolver um projeto e articular um grupo, são coisas que dificilmente serão aprendidas em sala de aula, para a maioria das graduações. Conviver com pessoas dos mais diferentes cursos e backgrounds é algo extremamente enriquecedor, pois nossa mente evolui à medida que somos compelidos a lidar com o que é diferente e passamos a adotar outros pontos de vista.Ter um programa que é organizado por estudantes e para estudantes, fornece o ecossistema perfeito para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo (e por consequência da proatividade).
      A habilidade técnica e a experiência devem ser alcançadas por todos os estudantes e, além disso, é de grande importância buscar seu desenvolvimento pessoal e em grupo, pois são habilidades extremamente necessárias em nossa sociedade. Logo,não podemos nos prender apenas a uma boa colocação em uma empresa, como foi dito no texto , mas também é importante quenos tornemos pessoas cada vez melhores.

att. Arthur Alex
Comissão de Comunicação e Marketing




Calendário PACCE

Calendário PACCE
Clique na imagem para acessar nossa agenda!
Pró-Reitoria de Graduação da UFC
Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC)
Coordenadora: Prof.ª Dra. Tereza Cristina Batista De Lima
Contatos: pacce@prograd.ufc.br
+55 (85) 3366-9444

Posts Populares

Coodenadoria de Formação e Aprendizgem Cooperativa. Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

- Copyright © PACCE UFC -PACCE- Powered by Blogger - Designed by Lincoln00 -